10 de ago. de 2012



ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
PASTORAL VOCACIONAL

Fortaleza, 10 de Agosto de 2012

Amado Diácono,
A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, neste dia em que a Igreja celebra São Lourenço, vem com profunda alegria e reverência saudar cada Diácono de nossa Arquidiocese.
Olhando o exemplo de dedicação e doação da própria vida do Diác. Lourenço no serviço aos mais necessitados, agradecemos ao Senhor o dom do diaconato na sua Igreja. Assim a Pastoral Vocacional Arquidiocesana agradece ao Senhor pelo dom da vida e da vocação e de todos os nossos diáconos, sejam eles transitórios (em vista do Presbiterado) sejam eles os Permanentes.
Conforme Carta do Bispo referencial para os Ministérios Ordenados da CNBB, Dom Pedro Brito, aos Diáconos, também afirmamos:
“O ministério que vocês recebem tem como missão ajudar a abrir os olhos da Igreja e da sociedade para enxergar a realidade dos pobres, excluídos, marginalizados, desamparados. Ao mesmo tempo suscitar ações, não apenas momentâneas e circunstanciais, mas permanentes, que conduzam à recuperação completa do bem estar e da cidadania cristã dos assaltados pelo capitalismo desumano. O diácono é construtor da solidariedade, na medida em que, pelo seu ministério da caridade, anima e suscita a solidariedade e o serviço em toda a Igreja.
Por ocasião da festa do mártir São Lourenço, patrono dos diáconos, celebrada no dia 10 de agosto, manifestamos nossa cordial saudação a todos vocês, diáconos permanentes do Brasil, com suas famílias - esposas, filhos e filhas -, bem como aos candidatos das Escolas Diaconais, às Diaconias e à Comissão Nacional dos Diáconos. Lembrando, por fim, o que diz o Documento de Aparecida: “A V Conferência espera dos diáconos um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão” (DAp 208)”.
Na esperança de renovado ardor missionário nas diaconias da Palavra, Liturgia e Caridade, e do amor para com o Dom de Deus doado a cada um no dia da Ordenação desejamos o que de melhor a graça divina pode doar a cada um.
A todos os Diáconos da Arquidiocese de Fortaleza um caloroso abraço da Pastoral Vocacional,

Padre Rafhael Silva Maciel 
Coord. Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza.


0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16