6 de mar. de 2014

“Com os Jovens no Ano da Esperança”

“Com os Jovens no Ano da Esperança”
Com a firme convicção de que a juventude tem, por sua própria natureza, o desejo do novo, do que virá, do que poderá ser além do que já foi, vimos no ano 2013 as grandes manifestações da juventude, sendo a maior delas a JMJ Rio 2013 – Jornada Mundial das Juventude no Rio de Janeiro com a presença animadora e iluminadora do Papa Francisco.

Jovens do mundo todo deram um testemunho inequívoco da força da Fé, do vigor do Evangelho de Jesus Cristo em suas vidas, para a renovação da humanidade.

Em nossa Arquidiocese, como em todo o Brasil, os jovens se prepararam nos inúmeros “Bote Fé”, que causaram um levantar-se da juventude e a renovação das esperanças maiores de que um futuro melhor não só é possível sonhar, mas realizar.

No período da Quaresma foi motivo de grande alegria a presença da Juventude de nossa Arquidiocese de Fortaleza nos eventos preparatório da JMJ, de modo especial nas Catequeses Quaresmais realizadas pelo arcebispo com os jovens reunidos na Catedral Metropolitana de Fortaleza, nas tardes de sábado e em suas missões pré-jornada mundial.

Os jovens expressaram sua ânsia pela verdade, pela justiça e pelos valores do Evangelho. Testemunharam com suas vidas o caminho que fazem na construção de um mundo novo, de uma nova sociedade, que mereça a realização do Reino de Deus.

No tempo pascal, os sacerdotes se reuniram em suas comunidades com a mesma juventude cristã para um encontro com o Senhor ressuscitado, no aprofundamento da Fé e vivência em comunhão fraterna, no compromisso com a construção da fraternidade universal.

No Ano da Esperança 2014, movidos pela esperança de que o novo pode acontecer pela força de Deus e pelo acolhimento humano disposto e generoso, voltamos a propor aos nossos jovens os encontros de Quaresma e de Páscoa, que aprofundem o encontro com Cristo e com Ele estejamos na missão entregue pelo Papa Francisco de irem por todo o mundo para anunciar o Evangelho.

Estaremos nos encontrando na Catedral nos sábados da Quaresma (nos dias 8, 15 e 29 de março e no dia 5 de abril) para as Catequeses sobre a Esperança Cristã. “Esperança que não decepciona”, “Esperança que se fundamenta na Fé e age na Caridade”. No Domingo de Ramos (13 de abril) viveremos em todo o mundo o DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE, celebrado também nas manifestações da Caminhada dos Ramos. Depois virão os encontros de Páscoa nas Comunidades Eclesiais, nas Paróquias, para alargar os motivos de “Alegria na Esperança” que a vida em Cristo traz.

Fundamenta-se a Fé, anima-se a Esperança e desenvolve-se a ação do Amor Verdadeiro (Caridade). Novamente voltaremos aos fundamentos do Evangelho e aos ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica em sua forma YouCat – mensagem aos jovens. Poderemos colher dos mesmos jovens os testemunhos de esperança que animam o nosso presente e nos impulsionam para o futuro…

Quando tanto somos desafiados para as transformações da convivência humana, tão agredida em sua dignidade, mais uma vez somos lembrados pela Campanha da Fraternidade – CF 2014, que foi para a liberdade dos filhos de Deus, que Jesus nos libertou de todas as formas de escravidões. Isto nos faz clamar contra o tráfico de seres humanos, que em nossos dias assumem as mais diversas formas. É urgente surgir uma nova geração libertada e libertadora para que a sociedade humana por inteiro seja verdadeiramente livre e realizadora nos relacionamentos humanos verdadeiros e plenos.

Para construir a Civilização do Amor é preciso a Cultura do Encontro, de encontros humanos promotores da vida plena para todos. As MISSÕES JOVENS a se desenvolver no decorrer do ano serão oportunidade de ver nossa juventude construindo o novo lá onde mais ele necessita ser realizado.

Assim, com o Senhor que faz novas todas as coisas, no coração dos que ainda têm a graça do futuro para construir, esperamos pelo Reino de Deus e à sua construção nos dedicamos com alegria, confiança, esperança…

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16