3 de abr. de 2014

Cardeal de SP divulga mensagem por canonização de Anchieta

 Cardeal de SP divulga mensagem por canonização de Anchieta
Dom Odilo destacou que a Igreja e a cidade de São Paulo devem seus inícios a José de Anchieta e seus companheiros

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, divulgou uma mensagem pela canonização de José de Anchieta nesta quinta-feira, 3.
O cardeal expressou sua gratidão ao Papa Francisco que acolheu o pedido da Igreja e deu o reconhecimento oficial a Anchieta como “santo”.
“Grande missionário, São José de Anchieta deu o testemunho de uma vida santa, já reconhecido assim enquanto ainda vivia; por isso, logo após o seu falecimento, em 1597, foi aclamado como ‘Apóstolo do Brasil’”, destacou.
Dom Odilo recorda que a Igreja e a própria cidade dme São Paulo deve seus inícios à missão de Anchieta e seus companheiros. “São José de Anchieta significa muito para nós, em São Paulo, e nos sentimos honrados com a sua canonização”.
Leia a mensagem na íntegra
Hoje é um dia de festa! Manifesto, em nome da Arquidiocese de São Paulo, profunda gratidão a Deus pela proclamação do bem-aventurado Padre José de Anchieta como “santo”! Ad maiorem Dei gloriam – que tudo seja para a maior glória de Deus!
Este momento foi longamente esperado por esta Igreja que está em São Paulo. Grande missionário, São José de Anchieta deu o testemunho de uma vida santa, já reconhecido assim enquanto ainda vivia; por isso, logo após o seu falecimento, em 1597, foi aclamado como “Apóstolo do Brasil!
Gratidão ao Papa Francisco, conhecedor da história de Anchieta e dos primeiros
missionários jesuítas no Brasil, que acolheu benevolamente o pedido da Igreja e, bem depressa, deu o reconhecimento oficial a Anchieta como “santo”.
A Igreja, nesta Metrópole, deve seus inícios à obra evangelizadora de Anchieta e de seus companheiros na missão de São Paulo de Piratininga. Desta missão, também nasceu a própria cidade de São Paulo. São José de Anchieta significa muito para nós, em São Paulo, e nos sentimos honrados com a sua canonização!
Seu exemplo – de jovem entusiasta por Cristo e pelo Evangelho, de homem santo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos, de missionário incansável, zeloso na transmissão da alegria do Evangelho, de pacificador respeitoso das culturas dos povos originários do Brasil, de educador, pai dos pobres e enfermos – continue a nos motivar e inspirar na dedicação à missão. Somos continuadores do trabalho por ele iniciado. Que sua intercessão e seu exemplo nos valham sempre!
São José de Anchieta, rogai por nós!

Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
Fonte

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16