22 de abr. de 2014

Retrospectiva da Semana Santa no Seminário da Arquidiocese de Fortaleza

Retrospectiva da Semana Santa no Seminário da Arquidiocese de Fortaleza
Cristo Ressuscitou Aleluia! 

Olá amados leitores que visitam e divulgam o nosso blog, desde já queremos lhes desejar uma Feliz e Santa Páscoa na alegria do Ressuscitado que passou pela cruz. 

A Semana Santa na Arquidiocese de Fortaleza foi cheia de atividades; nos três primeiros dias da semana: Segunda, Terça e Quarta-feira nosso Arcebispo Dom José Antonio esteve com os seminaristas da Arquidiocese no Seminário Propedêutico, dando-lhes formação do que se estava para celebrar e respondendo algumas perguntas feitas pelos próprios seminaristas. 

Na Quinta-feira no dia da Ceia do Senhor, pela manhã na Catedral houve a Missa dos Santos Óleos. O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados o Óleo do Crisma, Óleo dos Catecúmenos, Óleo dos Enfermos.  À noite aconteceu a missa da Ceia do Senhor: Nesta missa faz-se a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorreu a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando Ele lavou os pés dos seus apóstolos.

Retrospectiva da Semana Santa no Seminário da Arquidiocese de Fortaleza

Retrospectiva da Semana Santa no Seminário da Arquidiocese de Fortaleza
No dia seguinte, Sexta-feira Santa pela manhã, rezou-se na Catedral o Ofício das Leituras e as Laudes. As 15h no mesmo local celebrou-se a Paixão e Morte do Senhor. Neste dia, em que “Cristo, nosso Cordeiro Pascal, foi imolado”, a Igreja, com a meditação da Paixão do seu Senhor e Esposo e na adoração da Santa Cruz, comemora o seu nascimento do lado de Cristo que repousa na cruz e intercede pela salvação do mundo todo. 

Durante o Sábado Santo a Igreja permaneceu junto do sepulcro do Senhor, meditando a sua Paixão e Morte, e a sua Descida aos Infernos, e esperando na oração e no jejum a sua Ressurreição. Pela manhã do sábado novamente ocorreu a celebração do Ofício das Leituras, à noite tivemos a grande Vigília Pascal, na celebração da Páscoa da Ressurreição de Jesus. 

Nesta noite santa o Arcebispo de Fortaleza, ao final da Vigília, abençoou uma pequena imagem de João Paulo II, que será canonizado dia 27 de abril, em Roma; ao abençoar esta imagem o Arcebispo confirmou São João Paulo II como Patrono das Vocações, especialmente das vocações sacerdotais, na Arquidiocese de Fortaleza.

Assim foi a Semana Santa de boa parte de nossos Seminários de Fortaleza. Saímos ainda mais animados para anunciar Jesus Ressuscitado ao mundo, fortalecidos pelo testemunho de São João Paulo II, que do céu intercede pelo aumento em número e em santidade de nossos seminaristas diocesanos. 

Por Equipe Pastoral Vocacional de Fortaleza

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16