24 de mar. de 2015

Dom josé Antonio completa 16 anos à frente da Arquidiocese de Fortaleza



A Arquidiocese de Fortaleza está em festa nesta terça-feira, dia 24, pelos 16 anos de pastoreio de seu arcebispo Dom José Antonio Aparecido T. Marques.
O arcebispo é incansável nas visitas pastorais às mais diversas regiões, paróquias e áreas pastorais que compõem os limites arquidiocesanos. Acumula nestes anos de missão visita a todas as nove  Regiões Episcopais.
Outra característica  de Dom José é o zelo pelas vocações . É presença constante nos três seminários mantidos pela Arquidiocese de Fortaleza (Propedêutico , Filosofia e Teologia ) além de não poupar tempo e recursos para ampliar a estrutura a fim de acolher mais aspirantes ao sacerdócio . Nestes anos como arcebispo já ordenou mais de 110 padres.
Diversas paróquias e expressões eclesiais lembram a data colocando como intenção da missa deste dia o natalício do arcebispo . Os seminaristas do Propedêutico celebrarão a data junto com a Comunidade do Henrique Jorge em celebração eucarística presidida pelo padre-reitor Rafhael Maciel, às 19h, na Paróquia do Imaculado Coração de Maria.
Mais sobre Dom José Antonio
Nasceu em Jaú, SP., na Diocese de São Carlos no Brasil, aos 13 de maio de 1948, filho de Antonio Marques de Toledo e de Arminda Tosi Marques, ambos já falecidos. O primeiro dentre cinco filhos e uma filha. Em 1953 a família se transferiu para Barra Bonita, SP.
Nomeado Arcebispo Metropolitano de Fortaleza pelo Papa João Paulo II, no dia 13 de janeiro de 1999 e Tomada de Posse na Arquidiocese de Fortaleza no dia 24 de março de 1999.
Presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB; Ceará, para o atual mandato de 2007 – 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16