6 de abr. de 2016

Artigo] ROTA 300 – ROTA DA MISERICÓRDIA - Imagem da Mãe Aparecida chega a Fortaleza

Pe. Rafhael Silva Maciel
Reitor do Seminário Propedêutico de Fortaleza Missionário da Misericórdia
No ano de 2017 o Brasil celebrará os 300 anos em que foi encontrada no Rio Paraíba a pequena imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Essa imagem recebeu, posteriormente, o título de Nossa Senhora Aparecida. Devido à grande repercussão do ocorrido e de tudo o que aconteceu ao redor daquela Imagem, logo o fato tornou-se conhecido e a fama daquela “imagenzinha” espalhou-se. Em pouco tempo a devoção local a Nossa Senhora Aparecida alcançou todo território nacional e a Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi declarada Rainha e Padroeira do Brasil.

Para celebrar os 300 anos do “aparecimento” de Nossa Senhora naquelas terras foi lançado oProjeto Rota 300, que desde 2015 já está em execução. Uma imagem peregrina está visitando as Dioceses do Brasil, como que partilhando e animando os fieis a participarem dessa grande festa em 2017. O Rota 300 ganhou um grande apoio: a Juventude do Brasil!Uma vez que o Setor Juventude da CNBB encabeçou, dentro do Rota 300, o aspecto da evangelização, retomando a belíssima experiência da peregrinação dos ícones da JMJ Rio 2013, e mais uma vez dando aos jovens o papel de protagonistas do anúncio da Boa Nova, levados pelo Espírito Santo.
Era assim que o Santo Padre animava os jovens na sua passagem por Aparecida em 2013: “Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor: eles são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles não precisam só de coisas, precisam sobretudo que lhes sejam propostos aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo, a memória de um povo” (Homilia, 24/07/2013).
           

Assim, após peregrinar por várias Dioceses do nosso imenso Brasil chega a vez da Imagem da Virgem de Aparecida visitar a Arquidiocese de Fortaleza.  Certamente, será tempo de renovada missão para os jovens e todas as pessoas que se propuserem a levar a mensagem do Evangelho a tantos quantos forem visitados por Nossa Senhora, a Mãe da Esperança. Dizia ainda o Papa Francisco que “é de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria” (Aparecida, Homilia, 24/072013).
Na Arquidiocese de Fortaleza, a imagem peregrina chegará no dia 12 de abril e permanecerá até 28 de maio, visitará da Cidade ao Campo, do Litoral ao Sertão, das planícies às serras.Estará nas Igrejas e no meio do povo, visitará casas de recuperação para dependentes químicos, centros de privação de liberdade juvenil, enfim. Com Maria, a Mãe Aparecida, queremos incendiar com o fogo do amor do Coração de Jesus os mais variados ambientes que a Mãe visitar junto com os missionários, até porque, “se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado”(Papa Francisco, Aparecida, Homilia, 24/072013).

O Rota 300 será tempo de sentirmos de maneira ainda mais próxima e viva a Misericórdia de Deus. A visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida às periferias existenciais e sociais, aos campos mais variados de missão, como as Praças e tantas outras dependências públicas será uma visita de Misericórdia, uma visita de amor.No discurso aos Bispos do Brasil, em 2013, no Rio de Janeiro, dizia o Santo Padre: No início do evento que é Aparecida, está a busca dos pescadores pobres. Tanta fome e poucos recursos. As pessoas sempre precisam de pão. Os homens partem sempre das suas carências, mesmo hoje.Possuem um barco frágil, inadequado; têm redes decadentes, talvez mesmo danificadas, insuficientes” (27/07/2013).
Rota 300 será tempo de missão, será tempo de renovação da esperança em tempos difíceis para nosso povo; Rota 300 será tempo de sentirmos que não estamos sozinhos, mas que a boa Mãe do Céu nos acompanha sempre. Rota 300 será tempo de Misericórdia.
Esperamos confiantes que a visita da imagem peregrina da Padroeira do Brasil seja sinal vivo da presença do seu próprio Filho Jesus Cristo, o Verbo que se encarnou naquele ventre maternal. Que a visita de Nossa Senhora Aparecida seja sinal vivo da presença do amor misericordioso de Deus que na pequenez da sua Serva, Maria de Nazaré, encontrou espaço de salvação para toda a humanidade.
Coloquemo-nos em missão com a Mãe Aparecida.
Fonte: Ancoradouro 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16