14 de ago. de 2012


X Caminhada com Maria



No dia 15 de agosto, quarta-feira, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, acontecerá a X Caminhada com Maria. A caminhada iniciará ao meio dia com a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.
Terminada a celebração os paroquianos iniciarão a caminhada rumo a Avenida Leste-Oeste onde se encontrarão com a multidão de fiéis na  ponte da Barra do Rio Ceará. De lá até a Catedral Metropolitana os devotos de Nossa Senhora seguirão rezando os mistérios do terço.
Na Catedral acontecerá a coroação de Nossa Senhora da Assunção. O tema da Décima Caminhada com Maria é: “Com Maria no caminho da fé”.
O evento que este ano comemora sua 10ª edição conta com uma grande estrutura logística, tendo a frente mais de 2000 voluntários’, especialmente jovens, distribuídos nos oito pontos de apoio, palco, liturgia, transmissão, cordão de isolamento, segurança, socorristas, coroação etc…
Durante o percurso, haverá um momento especial com show pirotécnico em frente da Capela de Santa Edwigens para comemorar os dez anos do evento. A Queima de fogos terá duração de aproximadamente 10 minutos.
Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, convida o povo de Deus  para o evento e, solicita aos participantes que todos tragam o seu radinho de pilha ou celular para acompanhar as orações durante o trajeto da Caminhada que serão transmitida pelas rádios Dom Bosco  e  Shalom.
Recordando os temas anteriores da Caminhada com Maria
2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.
2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.
2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.
2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.
2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.
2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.
2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.
2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus.  – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.
Sobre o tema de 2012 “Com Maria no caminho da fé”  o arcebispo escreveu no editorial do Boletim Informativo da Arquidiocese, mês de julho,o seguinte: “Como ocorreu nos demais anos anteriores, esta Caminhada com Maria estará em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14, 27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013. Com Maria no Caminho da Fé será o tema da Caminhada com Maria 2012”.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique ligado - Jubileu 16